18 abril 2018

Investigação em Chapadinha da Policia Federal

  •  
  • LICITAÇÃO

    PF investiga participação de Carlos Lula em esquema de Chapadinha

    •  Secretário tenta trancar inquérito na Justiça Federal sob alegação de que investigações provocam constrangimento; depoimento de operador compromete Lula
Cralos Lula é secretário de Saúde
Cralos Lula é secretário de Saúde (Foto: Divulgação)
O inquérito nº 0606/2017 da Polícia Federal, instaurado no bojo da Sermão aos Peixes, apura se houve participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, no esquema criminoso que direcionou a licitação para a escolha de empresa para administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapadinha.
Lula tenta trancar o inquérito na Justiça Federal, sob a alegação de que as investigações o provocam ‘constrangimento’. Ele ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal-1ª Região, Neviton Guedes, que em despacho, declinou competência e encaminhou o recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O inquérito que Lula quer trancar – para evitar prisão -, trata da investigação detalhada sobre um esquema de desvio de dinheiro público que envolvia o médico Mariano de Castro, encontrado morto na semana passada em Teresina (PI), após divulgada uma carta-denúncia que lhe é atribuída a autoria, e o Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (Idac), marcado por escândalos na gestão Flávio Dino (PCdoB).
Comprometeu - Na ocasião da Operação Pegadores, em novembro do ano passado, o presidente do Idac [instituto contratado por meio de licitação para atuar em Chapadinha], Antônio Aragão, afirmou em depoimento à Polícia Federal que o secretário Carlos Lula sabia do esquema do pagamento a uma lista complementar da pasta.
De acordo com Aragão, Lula também havia acertado, junto ao Idac e ao operador do esquema criminoso, Mariano de Castro, a contratação de empresas indicadas para a prestação de serviços para a SES.
O depoimento de Aragão está no relatório da PF que dá sustentação às investigações contra a organização criminosa que atuava na pasta. De acordo com a polícia, mais de R$ 18 milhões foram desviados dos cofres públicos.
“Que a secretaria de Saúde encaminhava os nomes de tais pessoas e o valor a ser pago; que tais pessoas não eram contratadas pelo Idac; que por diversas vezes reclamou de tal situação com o secretário Carlos Lula e com os titulares da Superintendência da Rede, com a secretária adjunta da Rede de Serviços, doutora Larissa [...]”, destaca trecho do relatório.
“Que a partir daí ficou acertado com Carlos Lula e Mariano que o Idac deveria contratar as empresas que seriam indicadas”, informa outro trecho.
Na ocasião da deflagração da Pegadores, a então superintende da Polícia Federal no Maranhão, Cassandra Ferreira Alves Parazi, também assegurou que Carlos Lula tinha conhecimento dos esquemas na Saúde.
Ela disse que ele nada fez para evitar a continuidade da fraude na SES.
“Especialmente o secretário de Saúde. Ele, especialmente, tinha conhecimento disso e infelizmente não soube tratar da melhor forma, não soube bloquear isso e as fraudes continuaram”, disse em entrevista à TV Mirante na ocasião.
Carlos Lula tenta agora, anular o inquérito que investiga justamente o seu suposto envolvimento nos crimes.
OUTRO LADO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o inquérito não apura desvio de dinheiro público, como se nota da Portaria de Instauração. A SES esclarece que sempre se colocou à disposição da Polícia para elucidação dos fatos.
fonte: http://imirante.com/oestadoma/noticias/2018/04/18/pf-investiga-participacao-de-carlos-lula-em-esquema-de-chapadinha.shtml

Novidade sobre o Caso Mariano pelo o Advogado

Advogado fala que Mariano não estava em depressão, que ia ser solto e que fazia planos de trabalhos sociais


Por: O Informante

 Advogado fala que Mariano não estava em depressão, que ia ser solto e que fazia planos de trabalhos sociais - O Informante https://oinformante.blog.br/notas/advogado-fala-que-mariano-não-estava-em-depressão-que-ia-ser-solto-e-que-fazia-planos-de-trabalhos-sociais/ 2/1 Jorge Arturo falou com exclusividade a O INFORMANTE, blog do JP Online.

“O governo matou Mariano como ‘queima de arquivo”, diria a oposição. “A oposição ‘suicidou’ Mariano para culpar o governo”, diriam os governistas. 
As duas suposições teriam algum sentido a serem verdadeiras as informações prestadas a O INFORMANTE, na noite dessa sexta-feira, pelo advogado Jorge Arturo 18/04/2018 Advogado fala que Mariano não estava em depressão, que ia ser solto e que fazia planos de trabalhos sociais - O Informante https://oinformante.blog.br/notas/advogado-fala-que-mariano-não-estava-em-depressão-que-ia-ser-solto-e-que-fazia-planos-de-trabalhos-sociais/ 3/1 Mendoza Reque Júnior, que representava o ex-assessor especial de regulação da secretaria de Estado de Saúde Mariano de Castro Silva, preso na Operação Pegadores (5ª fase da Operação Sermão aos Peixes), da Polícia Federal, e encontrado morto, quinta-feira da semana passada, com um o elétrico amarrado ao pescoço e pendurado no quarto de hóspedes do apartamento de uma irmã sua, no Bairro Ininga, em Teresina (PI). 

“Mariano não tinha depressão, estava prestes a ser solto, fazia planos de trabalhos sociais e me disse que tudo isso seria uma página virada em sua vida”, armou Jorge Arturo numa longa conversa com o blog do JP Online. Parte dessa conversa foi divulgada na noite passada, quando Arturo procurou O INFORMANTE para negar conhecer o advogado José Carlos, apontado por ele mesmo como a pessoa que teria recebido das mãos de Mariano uma ‘carta’ supostamente escrita pelo médico, e divulgada menos de 48 horas antes de ele ser encontrado morto pela irmã. Na conversa, Arturo confirmou, ainda, que não reconheceu a caligrafia de Mariano na ‘carta’ divulgada. “Não conheço esse Zé Carlos, ouvi o nome dele por intermédio de Mariano, que me falou que havia entregue a tal carta a ele. Vocês podem procurá-lo e perguntar se ele me conhece”, disse o advogado, conforme postado por O INFORMANTE na noite dessa terça-feira. 
Na conversa que teve com o blog, Arturo deu informações importantes sobre o rumoroso caso. “Representei Mariano, como seu advogado, de novembro do ano passado até a data da morte dele, na quinta-feira da semana pass 18/04/2018 Advogado fala que Mariano não estava em depressão, que ia ser solto e que fazia planos de trabalhos sociais - O Informante https://oinformante.blog.br/notas/advogado-fala-que-mariano-não-estava-em-depressão-que-ia-ser-solto-e-que-fazia-planos-de-trabalhos-sociais/ 4/1 O INFORMANTE: Como aconteceu isso? Arturo: 
Na verdade, foi uma grande coincidência. Eu estava chegando em São Luís, vindo de Brasília, e encontrei com advogados associados nosso no Piauí, grande amigos nossos, que eram advogados de Mariano há algum tempo… O INFORMANTE: Como assim, Mariano já tinha advogados antes de ser preso? Arturo: Eram advogados (“e amigos”, enfatizou) do Piauí, em questões de natureza cíveis, normais, como todos temos… O INFORMANTE: Sim… Arturo: Eles conversaram comigo, botaram duas irmãs dele em contato comigo, e, como eles são de Teresina, as irmãs de Mariano me contrataram para eu representá-lo aqui no Maranhão.

 Na primeira visita que z a ele no presídio de Pedrinhas, inclusive, Mariano revelou que foram ofertados vários advogados, mas que ele queria era o nosso escritório. O INFORMANTE: E a história da tal carta? Arturo: Eu soube da existência de uma carta, um zum-zum-zum dessa carta, uns 20 dias antes da morte, e perguntei a Mariano. Ele me disse que não existia nenhuma carta. Quando essa tal carta foi divulgada, liguei em Teresina e ele disse que tinha escrito, mas que achava que tinham queimado. Fiquei chateado e falei que ele não deveria esconder nada do seu advogado. 

O INFORMANTE: E você sabe como essa carta, ou anotações, como dizem, foi parar na imprensa 18/04/2018 Advogado fala que Mariano não estava em depressão, que ia ser solto e que fazia planos de trabalhos sociais - O Informante https://oinformante.blog.br/notas/advogado-fala-que-mariano-nao-estava-em-depressao-que-ia-ser-solto-e-que-fazia-planos-de-trabalhos-sociais/ 5/1 Arturo: Não sei. Quando perguntei por que ele havia me mentido, 20 dias atrás, sobre a existência dessa carta, Mariano me disse que tinha entregue a esse Zé Carlos, que não conheço, não sei nem se é advogado, nunca o vi na vida.

 E isso (que ele entregou a Zé Carlos) consta numa segunda carta, de despedida de Mariano, que apareceu. O INFORMANTE: O que você sabe dessa segunda carta? Arturo: Sei que era uma carta de despedida, com umas 4 ou 5 laudas, e que foi encontrada pela Polícia em cima da mesa da sala, no apartamento da irmã dele. Nessa carta, ele pede desculpas, arma a autoria da carta que entregou para Zé Carlos, fala de coisas pessoais, de como queria ser enterrado, mas não acusa ninguém. O INFORMANTE: E sobre a morte de Mariano, em si, o que você sabe? Arturo: Sei que ele se enforcou com um o elétrico, no quarto de hóspede, e que a Polícia encontrou essa carta em cima da mesa da sala. 

O INFORMANTE: Você acredita que ele se suicidou? Arturo: O que sei é que ele não tinha motivos para isso. O INFORMANTE: Ele estava deprimido? Arturo: Não! Depressão zero. Ao contrário, ele estava fazendo planos, pretendia fazer trabalhos sociais, inclusive em presídios. Na semana que ele se matou havia saído um parecer da sub-procuradoria geral da República, Ela Wiecko, favorável à revogação da domiciliar (prisão domiciliar) dele. Essa subprocuradora tem um perl de prossional rigorosíssima. Tinha sido uma vitória de Mariano conseguir esse parecer, e com ele, certamente, a domiciliar seria revogada.
 Cautelares como uso de tornozeleira, apresentações na Polícia, proibição de se ausentar da cidade, essas deveriam ser mantidas. Ele estava otimista, fazendo planos, e me disse que essa história toda seria uma página virada em sua vida. O INFORMANTE: Ele estava separado da esposa? Arturo: Não sei. Essas coisas da vida pessoal dele eu não conversava. Meus contatos todos eram com as irmãs dele. 
O INFORMANTE: Você acredita que ele se ma 18/04/2018 Advogado fala que Mariano não estava em depressão, que ia ser solto e que fazia planos de trabalhos sociais - O Informante https://oinformante.blog.br/notas/advogado-fala-que-mariano-nao-estava-em-depressao-que-ia-ser-solto-e-que-fazia-planos-de-trabalhos-sociais/ 6/1 Arturo: Bom, isso a Polícia é que vai ter que descobrir. 
O que garanto é que, aparentemente, ele não tinha motivos para isso. Nunca vi em Mariano desejo de se suicidar. O que sei é que ele foi encontrado morto pendurado em um o elétrico, no quarto de hóspedes do apartamento da irmã dele. O INFORMANTE: Como Mariano chegou em Teresina? Arturo: Ele era de lá. Depois de 30 dias preso em Pedrinhas, conseguimos a domiciliar dele. Foi perto do Natal do ano passado. Ao ser solto, já praticamente na véspera do Natal, ele foi para Teresina e passou a morar no apartamento da irmã. 
O INFORMANTE: Sozinho? Arturo: Sim, sozinho. O INFORMANTE: Você sabia de alguma pressão sobre ele para fazer delação? Arturo: Não. Aliás, nosso escritório não tem nada contra a delação, mas não pratica esse instrumento. Nossa ideologia é de não delação. 
O INFORMANTE: Foi publicado em ao menos um blog que você manteve contato com os senadores Roberto Rocha e Edison Lobão para ajudar Mariano. Arturo: Isso é uma ‘viagem’, nunca aconteceu. Procurei o blogueiro que divulgou essa loucura e desmenti. “Não z nenhum contato com o senador Roberto Rocha, muito menos com o senador Lobão. Na verdade, transformaram o Maranhão num inferno com a morte de Mariano

NETA DO SARNEY DE OLHO HC DO SECRETARIO DO LULA

O estranho interesse da neta de Sarney no HC do secretário Lula 

Por: O Informante

A advogada Ana Clara Murad Sarney, lha de Fernando Sarney e neta de José Sarney, usou das suas atribuições pressionais para fazer uma consulta de terceiros do PJE (Processo Judicial Eletrônico) do TRF-1 (Tribunal Regional Federal), sobre o habeas corpus impetrado pelo secretário de saúde, Carlos Lula, em dezembro do ano passado.

O estranho interesse de Ana Clara no HC do secretário tem coincidência de datas com a divulgação, pela TV Mirante, empresa em que a advogada neta de Sarney trabalha, da movimentação do habeas corpus de Lula. Ou seja, todos na TV da família Sarney sabiam que o habeas corpus fora impetrado ainda em dezembro de 2017, e, mesmo assim preferiram usar esse direito do secretário com o objetivo de ligar o pedido de Lula ao suicídio do médico Mariano Silva. E sem nem mesmo ouvi-lo.

A consulta feita por Ana Clara ratica os interesses inconfessáveis da TV Mirante e o anti-jornalismo ao sugerir ‘coincidência’ entre a divulgação do HC e o suicídio do médico Mari