08 abril 2018

140 Crimosos preso

Polícia prende mais de 140 suspeitos de integrar milícia na Zona Oeste do Rio

Quatro criminosos morreram na ação, que é uma das maiores já realizadas pela polícia contra esse tipo de organização criminosa. Local em que suspeitos foram encontrados é considerado o quartel general da milícia. Cerca de 30 fuzis e 20 pistolas foram apreendidos.

Por Leslie Leitão e Fernanda Rouvenat, TV Globo e G1 Rio

07/04/2018 07h20  Atualizado há 18 horas

Operação policial prende mais de 140 suspeitos de envolvimento com milícia

Uma operação de combate à milícia, desencadeada na manhã desde sábado (7), prendeu 142 pessoas e apreendeu sete menores suspeitos de integrar grupos criminosos que atuam na Zona Oeste do Rio. Os detidos estavam numa festa em um sítio em Santa Cruz, onde a polícia encontrou diversos carros importados, fuzis, granadas e até roupas militares. Inicialmente, a polícia informou que 153 suspeitos tinham sido levados para a Cidade da Polícia.

De acordo com as investigações, o sítio era usado como um quartel general da milícia, de onde os grupos saiam para agir em outros bairros da Zona Oeste da cidade. A festa que aconteceu na noite desta sexta (6) tinha alguns itens personalizados como pulseira vip, ingresso numerado e copo com tema da festa. Quando a chegada dos agentes, houve muito tiroteio. Quatro criminosos morreram no confronto.

Suspeitos de integrar milícia são presos e levados para a Cidade da Polícia

Segundo o Secretário de Segurança Pública do Rio, general Richard Nunes, outras ações de combate à milícia serão realizadas. “A sociedade pode confiar na intervenção federal. Outras operações já estão sendo planejadas e serão executados em curto prazo. O Rio precisa voltar a ser uma terra feliz, de um povo feliz, trabalhador”, afirmou Nunes.

Fuzis foram apreendidos em sítio considerado quartel general da milícia em Santa Cruz (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

A ação foi coordenada por policiais das Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense e conta com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), 27ª DP (Vicente de Carvalho) e 35ª DP (Campo Grande).

Cerca de 30 fuzis e 20 pistolas foram apreendidos. O número de detidos na ação foi tão grande que foram precisos dois ônibus para fazer o transporte dos suspeitos até a Cidade da Polícia.

Mais de 80 suspeitos de integrar grupo de milicianos são presos em operação na Zona Oeste do Rio (Foto: Divulgação)

De acordo com a investigação, iniciada há cerca de dois anos pela Delegacia de Homicídios da Capital, Wellington da Silva Braga, o Ecko, apontado como o chefe da maior milícia do estado, estaria no local. O miliciano conseguiu escapar do cerco da polícia na ação deste sábado.

Ecko é irmão de Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos Três Pontes, miliciano que foi morto em abril do ano passadodurante uma operação na Polícia Civil. Carlinhos era um dos criminosos mais procurados do estado e comandava o tráfico de drogas em comunidades da Zona Oeste atuava no controle de vans que circulam da região.

Secretário de Segurança Pública do Rio, Richard Nunes, e Chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, chegaram na Cidade da Polícia por volta das 10h30 deste sábado (7) (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Presos chegaram por volta das 9h na Cidade da Polícia, no Jacaré (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Em represália à ação da polícia, criminosos atearam fogo na estação do BRT Cesarão 3, em Santa Cruz. A estação permanecia fechada até as 11h.

Em nota, o BRT informou que a operação do corredor TransOeste no eixo da avenida Cesário de Melo foi interrompida às 5h20. "A medida foi adotada para preservar a segurança de funcionários e clientes do BRT.", explicou o consórcio.

No fim do mês passado, imagens do Globocop flagraram uma guerra entre traficantes e milicianos na Praça Seca, também na Zona Oeste. Na fuga, os criminosos chegaram a parar o trânsito na Rua Cândido Benício, uma das principais ruas da região, que fica em frente a uma estação do BRT.

Atualmente, as milícias atuam 11 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As áreas de influência desses grupos criminosos somam 348 km², o equivalente a um quarto do tamanho da capital. É um conjunto de territórios em que vivem 2 milhões de pessoas que, no dia a dia, são coagidas a usar o transporte, o botijão de gás; a pagar por segurança e pelo sinal de TV; além de consumir água e os alimentos da cesta básica dessas quadrilhas.

MAPA: Conheça as áreas e a população sob influência da milícia no RJ

Suspeitos tiveram que ser levados para a Cidade da Polícia de ônibus (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Presos estão sendo levados para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Presos em operação na Zona Oeste chegam na Cidade da Polícia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1