16 fevereiro 2018

CONCURSO PÚBLICO ESTADUAL PARA SAÚDE

                              

Vanderley Ramos fala sobre realização de concurso para rede de saúde no MA

Acontece no domingo (18), a primeira etapa do concurso público para a rede de Saúde do Maranhão, estão sendo oferecidas 1000 vagas. Esse é o primeiro concurso destinado à rede pública de saúde do Estado após 25 anos. Os salários variam de R$ 1.000 a R$ 7.425,31.
De acordo com o Edital, o concurso será executado em duas etapas. A primeira, composta de provas objetivas e eliminatórias, e a segunda será a apresentação de títulos para os candidatos classificados na primeira fase dentro do número de vagas previsto no edital.
As  provas serão realizadas pela manhã e pela tarde, de acordo com o cargo pretendido pelo candidato. As provas objetivas serão aplicadas nas cidades de Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e São Luís.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Vanderley Ramos, esteve hoje (17) no estúdio do Bom Dia Maranhão para falar sobre o concurso

FONTE MA10

Combate ao zika vírus em São Roberto

                   Nesta manhã a equipe do Núcleo Municipal de Educação em Saúde do Município de São Roberto Fizeram distribuição de Panfleto na  Av. Gov. João castelo sobre as arboviroses.(dengue,chikungunya,microcefalia,zika, )

          A Coordenadora do núcleo Márcia Santos alerta que nunca devemos descuidar da prevenção.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Essa malformação congênita pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. A Organização Mundial da Saúde padroniza as definições segundo os seguintes pontos de corte: microcefalia: recém-nascidos com um perímetro cefálico inferior a 2 desvios-padrão, ou seja, mais de 2 desvios-padrão abaixo da média para idade gestacional e sexo; microcefalia grave: recém-nascidos com um perímetro cefálico inferior a 3 desvios-padrão, ou seja, mais de 3 desvios-padrão abaixo da média para idade gestacional e sexo.



A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegyptie Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. 



O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.




























Por que só a fêmea pica?
A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.