06 janeiro 2018

CAPITAL SÃO LUIS COM PRAIAS IMPRÓPRIAS

MARANHÃO

Praias da ilha de São Luís estão impróprias durante as férias

Dados da Secretaria de Meio Ambiente apontam que existem oito pontos impróprios para o banho em praias de São José de Ribamar e São Luís

Por Rafael Cardoso, São Luís


Último fim de semana das férias deve ser ensolarado e quente em São Luís (Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo)


De acordo com último laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, 8 dos 21 pontos localizados nas praias de São Luís e São José de Ribamar estão impróprios para o banho. Os dados foram coletados em dezembro de 2017 e divulgados no dia 04 de janeiro.

De todas as praias avaliadas, o ponto da praia de São Marcos localizado em frente a Barraca da Marcela estava em boas condições no mês anterior e ficou imprópria no último laudo. Além disso, quase toda a extensão da praia da ponta da areia está imprópria para o banho.

O biólogo Jorge Nunes explica que as péssimas condições das praias de São Luís decorrem da ocupação dessas regiões e da falta de planejamento e tratamento adequado do esgoto em relação ao que é produzido pela população.

“Nós temos uma falta de planejamento muito grande aqui em São Luís. Existem mais de 1 milhão de habitantes em São Luís, mas apesar de a gente ter todo um processo de urbanização aparente, a partir do momento que passamos a ocupar o Calhau, o Araçagy... o problema começou a migrar também. Porque em toda casa que não tem tratamento de esgoto o dono vai fazer uma fossa séptica. Daí, de quanto em quanto tempo essas fossas tem manutenção? São uma série de problemas que não levantamos. Qual é o percentual de tratamento de cada estação de tratamento e o quanto nós jogamos? Se formos fazer uma equação do que é produzido e do que é passado para a estação de tratamento, o superávit de contaminação é muito alto”, explicou o biólogo.

Veja a lista das praias próprias e impróprias em São José de Ribamar e São Luís.

Impróprias

Praia da Ponta D’ areia – Atrás do Hotel Praia MarPraia da Ponta D’ areia – Atrás do Bar do DodôPraia da Ponta D’ areia – Em frente a Praça de Apoio ao BanhistaPraia da Ponta D’ areia – Em frente ao Edifício Herbene RegadasPraia da Ponta D’ areia – Em frente ao Hotel Brisa MarPraia de São Marcos – Em frente a Barraca da MarcelaPraia de São Marcos – Foz do Rio CalhauPraia do Olho d’Água – A direita da Elevatória Pimenta I

Próprias

Praia da Ponta D’ areia – Ao lado do Forte Santo AntonioPraia de São Marcos – Em frente aos Bares Do Chef e Marlene’sPraia de São Marcos – Em frente ao Agrupamento Batalhão do MarPraia de São Marcos – Em frente ao IPEM e ao Bar KalamazooPraia do Calhau – À direita da elevatória II da CAEMAPraia do Calhau – Em frente a Pousada TambaúPraia do Calhau – Em frente ao Bar MalibuPraia do Olho d’Água – À direita da Elevatória Iemanjá IIPraia do Meio – Em frente ao Bar do CapiauPraia do Meio – Em frente ao Bar da PraiaPraia do Araçagy – Em frente ao Fatima’s BarPraia do Araçagy – Em frente ao Bar Novo PointPraia do Araçagy – Em frente ao Bar do Isaac

Dia de Reis


Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia6 de janeiro. ... A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis"

Faculdade da ULFMA 2018

UFMA abre inscrições para 838 vagas para cursos de graduação a distância

Quem já concluiu o ensino médio pode se inscrever pelo site da instituição até o início de fevereiro.

Foto: Divulgação

01770

Estão abertas até o dia 2 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo especial para os cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na modalidade a distância. Ao todo, são 838 vagas para os cursos no primeiro semestre de 2018.

São cursos de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Computação, Física, Letras/Português, Matemática e Química, distribuídos nos 15 polos de apoio da Universidade Aberta do Brasil. Além da inclusão de três novos polos nas cidades de Arari, Dom Pedro e Viana.

"Todo o processo seletivo é feito via NEC [Núcleo de Eventos e Concursos], da Universidade Federal do Maranhão. Os interessados precisam acessar o site e se inscrever. É um processo completamente online", explicou a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMA, Francimary Macêdo