02 janeiro 2018

Deputado. Huberto Coutinho


Morre o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho



O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), teve morte confirmada na noite de hoje (01) em Caxias. O pedetista estava sob cuidados médicos em sua residência desde o dia 13 de novembro, após apresentar quadro infeccioso em São Luís. Por escolha do próprio parlamentar, optou por tentar se recuperar em sua terra natal.

Humberto lutava contra um câncer de intestino havia quatro anos, em maio passou por cirurgia para a realização de uma desobstrução intestinal, ocasionada por aderências de cirurgias anteriores. O procedimento fazia parte da sua luta contra a doença. A causa da morte, segundo informações obtidas pelo blog, foi falência múltipla dos órgãos.

Médico por formação e político, Humberto tinha 71 anos. Foi eleito pela primeira vez em 1988 como vereador, o mais votado de Caxias, elegendo-se logo a seguir, em 1990, deputado estadual com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002. Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito quatro anos depois.

Coutinho ainda indicou e apoiou a esposa, Cleide Coutinho, como candidata a deputada estadual que se elegeu em 2006 e se reelegeu em 2010. Sua última eleição foi disputada em 2014, quando voltou para Assembleia e desde então presidia o parlamento maranhense.