23 outubro 2017

DILMA TRAIU DIZ LULA

Resultado de imagem para dilma e lula


Dilma traiu quem a elegeu em 2014, diz Lula a jornal espanhol   Em plena campanha para voltar ao Planalto em 2018, o ex-presidente

Em plena campanha para voltar ao Planalto em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou explicar, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, as razões do colapso econômico brasileiro. Para ele, o rompimento da confiança no Brasil começou com as manifestações de 2013 e se agravou em 2015, quando sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), “anunciou o ajuste fiscal e traiu o eleitorado que a elegeu em 2014 com a promessa de manutenção dos gastos”.
Este teria sido o segundo principal erro do governo petista. O maior, avalia Lula, foi “exagerar nas políticas de desoneração das grandes empresas”. “O Estado deixou de arrecadar para devolver aos empresários e em 2014 saía mais dinheiro do entrava”, apontou.
Na entrevista, o ex-presidente foi questionado se estava arrependido de não ter disputado o pleito de 2014 no lugar de Dilma. Lula diz que não é “o tipo de pessoa que se arrepende”, mas que foi “leal” à democracia e a Dilma, e que reconhecia o direito que ela tinha de ser reeleita. “Mas eu pensei nisso muitas vezes e sei que ela também”, afirmou.
Ainda na sua argumentação sobre a perda de credibilidade brasileira, o petista comparou o penúltimo ano de sua sucessora com 1999, primeiro ano do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Disse que a diferença principal não estava no governo, mas na Câmara. Enquanto FHC teve a seu lado o presidente da Casa, o hoje presidente da República Michel Temer (PMDB), Dilma Rousseff contou com a opoisção de Eduardo Cunha(PMDB-RJ).
Lula disse ainda que se candidata à Presidência aos 72 anos “porque há muita gente que sabe governar, mas não há ninguém que saiba cuidar do povo mais necessitado” como ele. “Conheço suas entranhas, como vivem, o que necessitam”, avaliou. Sobre a hipótese de ser condenado em segunda instância e ficar de fora das eleições, afirma que “ninguém é imprescindível” e que existem “milhares de Lulas”.
Política externa
O ex-presidente brasileiro respondeu a algumas questões relacionadas a política mundial. Questionado se estava mais próximo do “populismo latino-americano” ou da “social-democracia europeia”, disse respeitar a segunda, mas considerou que, no Brasil, “nós construímos o Estado a nossa maneira, nem melhor, nem pior”. E questionou a definição de populismo: “O que é ser populista? É falar a língua do povo e defendê-lo?”.
O petista negou que dê “apoio incondicional” ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas defendeu a posição de que os habitantes do país devem resolver a crise política “entre eles”, sem “ingerência externa”. Lula, que já foi chamado de “o cara” pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, disse que preferia não analisar pessoas a ser questionado sobre Donald Trump. No entanto, não se conteve em afirmar que “não é possível governar o mundo pelo Twitter”.
Ele ainda comentou a crise vivida pela Espanha durante a movimentação do governo da Catalunha por independência. O ex-presidente disse “entender que o nacionalismo catalão tem uma história antiga”, e admitiu que prefere “uma Espanha unida”. O petista também recomendou ao rei Felipe VI que não tome partido e que o papel do monarca deveria ser “o de um mediador”.

Cristiano Ronaldo é eleito melhor do mundo

Cristiano Ronaldo é eleito melhor do mundo e empata com Messi

Português venceu Messi e Neymar na disputa em 2017. Agora tem os mesmos cinco títulos de Messi


Pela quinta vez, o atacante português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, na entrega do prêmio The Best. Campeão espanhol e da Liga dos Campeões na última temporada, ele iguala a marca de Lionel Messi, um dos finalistas em 2017, ao lado do brasileiro Neymar.
Cristiano iniciou sua carreira profissional aos 16 anos, jogando pelo Sporting, de Portugal, clube que o revelou. Chegou a iniciar negociação com o Arsenal, mas acabou contratado pelo Manchester United, de Sir. Alex Ferguson em 2003, então com 18 anos.
Pela equipe inglesa, conquistou três títulos do Inglês e um da Liga dos Campeões, em 2008, quando foi eleito pela primeira vez o melhor do mundo pela Fifa. Tornou-se o principal jogador do United e foi negociado com o Real Madridno meio de 2009, por  94 milhões de euros.
Na Espanha, viveu os momentos mais vitoriosos de sua carreira, seja pelo clube, seja pela seleção portuguesa. Foi duas vezes campeão espanhol e três vezes da Liga dos Campeões, pelo Real. Por Portugal, conquistou a Eurocopa em 2016. É o maior artilheiro da seleção e do clube, e ainda foi eleito melhor do mundo pela Fifa em 2013, 2014 e 2016.
O goleiro da seleção italiana e da Juventus Gianluigi Buffon recebe o prêmio de Melhor Goleiro do Mundo pela Fifa em Londres (Alexander Hassenstein/Fifa/Getty Images)Neymar, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi durante a premiação dos Melhores do Mundo da Fifa, em Londres
Jogadores tiram uma selfie durante cerimônia dos Melhores do Mundo da FIFA, em Londres - 23/10/2017

FLAVIO ALUGUEIS DE CAMINHONETES 4X4


Flávio Dino promove farra de aditivos para aluguéis de caminhonetes e salas comerciais e compra de celulares e passagens aéreas

   

Governo Flávio Dino (PCdoB) está promovendo uma verdadeira farra de aditivos em
contratos para aluguéis de diárias de veículos com tração 4 x 4 (caminhonetes de luxo) e de salas comerciais e para compra de aparelhos celulares e passagens aéreas. O órgão beneficiado é o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). As portarias que revelam as prorrogações contratuais e o respectivo aumento de valores foram publicadas no último dia 18 no Diário Oficial do Estado, com assinatura única do presidente do Imesc, Felipe Macedo de Holanda.
Firmado inicialmente em março do ano passado, o contrato aditivado para aluguel de veículos tracionados tem como fornecedora a empresa Crisbell Locadora de Veículos. Em breve consulta ao Portal da Transparência do Governo do Estado, este blog constatou o pagamento de parcelas mensais de R$ 50 mil à referida empresa pelo mesmo objeto contratual, ou seja, locação de veículos com tração 4 x 4.
Foi nomeado até um servidor público para fiscalizar o aditivo, cujo prazo é de um ano, autorizado com data retroativa a 8 de março deste ano e vigência até 8 de março de 2018.
O contrato firmado entre o Imesc e a empresa Jaracaty Empreendimentos Imobiliários LTDA., cujo objetivo é a contratação de empresa especializada em locação de salas comerciais, também foi aditivado em um ano. Encerrado em 17 de julho último, o contrato foi prorrogado até 17 de julho do ano que vem. Também foi designado um funcionário público para fiscalizar o referido aditivo.
A empresa Telefônica Brasil S/A, que presta serviços de telefonia móvel ao Governo Flávio Dino, também foi contemplada com aditivo contratual. O prazo inicial do contrato expirou em 16 de março deste ano, mas foi prorrogado por mais um ano, sem realização de nova concorrência pública e com consequente acréscimo de valores. Da mesma forma que os contratos já citados, a data do aditivo é retroativa, nesse caso, a 16 de março deste ano, com vigência prevista até 16 de março de 2018.
Para evitar a interrupção do fornecimento de passagens aéreas nacionais para uso do órgão, o IMESC recorreu a um segundo aditivo ao contrato firmado com a empresa F.C. Morais Agência de Turismo LTDA, com data retroativa a 16 de junho deste ano e vigência até 16 de junho de 2018.
Tratam-se de quatro exemplos em um só órgão estadual de uma prática da administração pública que, embora não seja ilegal, pode lesar os cofres públicos, pois abre caminho para favorecimentos, desvios e outros atos de improbidade.
Seguem as portarias que revelam a farra de aditivos:



MARANHÃO REALIZA TÉCNICA DE TRANSPLANTES CÓRNEA

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

HU-UFMA realiza técnica inédita no MA para transplante de córnea

Técnica consiste na substituição apenas das camadas posteriores danificadas
O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Na tarde da última sexta-feira (20), o Hospital Universitário da UFMA, por meio do Centro Oftalmológico, realizou uma técnica inovadora de transplante de córnea, configurando-se como o primeiro hospital do Maranhão a realizar esse tipo de cirurgia. Trata-se da técnica Ceratoplastia endotelial com desnudamento da Descemet (DSEK), que consiste na substituição apenas das camadas posteriores danificadas, nesse caso representadas pelo endotélio, pela membrana de descemet e um pouco do estroma, ao invés de substituir toda a espessura da córnea.
As cirurgias foram realizadas pelo oftalmologista convidado, Lauro Padilha, chefe do setor de córnea da Escola Paulista de Medicina e professor do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, que veio ao hospital com o objetivo de treinar a equipe. Participaram dos procedimentos, os cirurgiões especialistas em córnea e preceptores da residência em oftalmologia, Bonifácio Júnior e Roberta Jansen, esta última também responsável técnica do Banco de Olhos do HU-UFMA.
Foram realizadas duas cirurgias, ambas em pacientes do sexo masculino, um de 72 e outro de 66 anos, com o mesmo diagnóstico, ceratopatia bolhosa, enfermidade causada pelo edema da córnea decorrente da falha do endotélio corneano em manter o estado normal de desidratação da córnea. A córnea é um tecido transparente que fica na parte frontal do olho. Além de fina, a córnea também é um tecido resistente e por isto uma de suas funções é proteger a parte da frente do olho de agentes externos.
Os nove residentes da área acompanharam de perto a execução da técnica. O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão, e a formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino e pesquisa.
A técnica utilizada é minimamente invasiva e reduz a possibilidade de complicações no momento em que o globo ocular está aberto, tornando a cirurgia mais segura. O tempo de recuperação do paciente é bem mais rápido, apenas um mês se comparado com a técnica de transplante penetrante (remoção total da córnea), a mais utilizada em todo o Brasil, inclusive no HU-UFMA. Nesta última, se estima um tempo de recuperação inicial de três meses que se finaliza com 12 meses.
O oftalmologista do HU-UFMA, Bonifácio Júnior, reforça os benefícios dessa técnica. “Como não há necessidade de suturas, o grau se estabiliza de forma mais rápida, o processo é menos traumático para o paciente. A rejeição é menor por se tratar da remoção apenas das camadas danificadas”.
A médica Roberta Jansen acrescenta que, por se tratar de um transplante com incisão pequena, as chances de hipertensão intraocular que podem levar a perda do olho ou glaucoma diminuem. “Com essa técnica temos menos complicações intra-operatórios e pós-operatórios e o paciente tem uma recuperação mais precoce. A córnea é formada por cinco camadas, dependendo do diagnóstico do paciente é possível realizar o procedimento retirando apenas o que está comprometido e tentando preservar as demais partes. Essa capacitação é justamente para entendermos como essa técnica funciona”.
O oftalmologista da Escola Paulista de Medicina, Lauro Padilha, agradeceu a oportunidade de visitar a instituição, conhecer de perto o trabalho desenvolvido aqui e poder contribuir com o aprimoramento da equipe. “É um prazer poder difundir novas técnicas, principalmente por se tratar de um hospital escola, que tem muito forte o princípio da capacitação profissional. E claro, que com isso, os maiores beneficiados são os pacientes. ”






PERÍODO FÉRTIL DA MULHER

Como saber quando é o Período fértil

​É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e da libido. O período fértil dura 6 dias e acontece todos os meses até a menopausa, começando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.
Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, para saber quando deve ter contato íntimo porque assim há um aumento das chances de gravidez.
As mulheres que não desejam engravidar devem optar por um método contraceptivo, que não inclua somente a observação do período fértil. Se você não está tentando engravidar veja qual o método contraceptivo mais indicado para você.
Aumento da secreção vaginalAumento da secreção vaginal
Aumento da temperatura corporalAumento da temperatura corporal

Sintomas de período fértil

O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. São eles:
  • Secreção vaginal transparente: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
  • Acne - espinhas: é um dos sinais que mais facilmente é percebido para a maioria das mulheres porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.
  • Ligeiro aumento da temperatura: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC , que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
  • Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
  • Dor no baixo ventre: no pico de todos esses sintomas, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
  • Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.
Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação e, os outros sintomas fazem com que a mulher esteja mais atraente e mais receptiva ao contato íntimo.
As mulheres que estão tentando engravidar mas tem dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, pode optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia. Veja como funciona e como fazer o teste de ovulação.

Calculadora do período fértil

Coloque aqui os seus dados e saiba qual é o seu período mais fértil do mês para engravidar ou prevenir a gravidez:
  
Quem tem a menstruação irregular também pode calcular o período fértil. Assista no vídeo como calcular:
Imagem ilustrativa do vídeo: Período fértil, como calcular.