01 setembro 2017

14 membros do Governo Flávio concorrerá as eleições 201i


Eleições 2018: 14 membros do governo Flávio Dino devem concorrer a cargos eletivos


O que foi amplamente criticado no governo Roseana Sarney (PMDB), agora é tratado como normalidade por membro do PCdoB e aliados. Vários secretários e presidentes de órgãos do governo Flávio Dino (PCdoB) estão se organizando para disputar as eleições do próximo ano. De acordo com um levantamento do Blog Diego Emir, pelo menos 14 membros da estrutura governamental estão sonhando com cargos no legislativo estadual e federal.

Alguns nomes ainda estão no campo da especulação por próprios membros do governo, mas outros já estão certos da candidatura e já atuam de forma voraz para conquistar os votos. O

principal deles é o super secretário Márcio Jerry (PCdoB), que não esconde o seu desejo de alcançar os 150 mil votos na disputa de deputado federal para “lavar a burra” e limpar o desempenho pífio de 2006, quando obteve 3.079 votos na disputa para deputado estadual.

Além do presidente do PCdoB, ambicionam ao cargo de deputado federal: Jefferson Portela (PCdoB), Neto Evangelista (PSDB), Simplício Araújo (SD), Julião Amim (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Clayton Noleto (PCdoB), o último especula-se que desistiu da disputa, mas alguns garantem que ele ainda não bateu o martelo sobre o assunto.

Já para o cargo de deputado estadual, já está certa a volta de Marcelo Tavares (PSB), que trabalha de forma habilidosa e silenciosa a sua eleição, mas diferente de Márcio Jerry não ambiciona uma meta estratosférica. Os demais que ambicionam a vaga são: Márcio Honaiser (PDT), Adelmo Soares (PCdoB) e estão ensaiando uma candidatura Duarte Júnior (PCdoB), Laurinda Pinto (PCdoB), Márcio Jardim (PT) e Tatiana Pereira (PCdoB).

Vale lembrar que em 2014, quatro ex-secretários de Roseana Sarney foram eleitos deputados federais e dois estaduais, portanto existe comprovada uma grande vantagem de quem está no cargo de secretário usando a estrutura administrativa estadual em relação aos demais.

Diante de tantos secretários-candidatos o ciúme já é evidente entre os atuais deputados estaduais e federais, o que pode levar a uma grave crise política interna e caso Flávio Dino não controle esse movimento, o governo pode virar uma grande bagunça.

Flávio Dino na Mira da Justiça

“O Governador do Maranhão retira dinheiro dos aposentados pra fazer asfalto”, dispara Wellington

Na última terça-feira (29), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou de importante audiência pública que discutiu sobre a criação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV) e do Conselho Administrativo do Fundo de Benefícios dos Servidores (Funben). A solicitação foi do deputado estadual Eduardo Braide, por meio da Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho, que é presidida pelo deputado Wellington.

Os projetos foram encaminhados pelo Governo do Estado ao Legislativo sem o conhecimento ou debate com as entidades de classe, que representam os funcionários públicos estaduais.

“Estamos diante de projetos que farão a diferença na vida das pessoas. O IPREV tem por finalidade gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos estaduais. Já o Conselho Administrativo do Funben deverá estabelecer as diretrizes e os programas de investimento dos recursos do Fundo. Não sou contra a criação do IPREV ou do Conselho Administrativo do Funben, mas algumas mudanças devem ser feitas e, por isso, é importante a participação dos servidores”, disse Wellington.

Ainda ao abordar a questão, o deputado Wellington cobrou que o Governador devolvesse os R$ 29 milhões que retirou do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) para a Secretaria de Estado de Infraestrutura.

“Flávio Dino retira dinheiro dos aposentados pra fazer asfalto. Não é que eu seja contra pavimentação asfáltica. Não, não é isso! Inclusive, estamos precisando mesmo. Buracos em nossa capital São Luís, por exemplo, é o que não falta. No entanto, o Governador não tem a liberalidade para dispor do futuro dos servidores estaduais. Ele está retirando do fundo de pensão e aposentadoria dos servidores públicos os recursos para a Infraestrutura. Governador, já que a Infraestrutura está necessitando de uma suplementação, por que Vossa Excelência não retirou da Secretaria de Comunicação? Por que retirar justo de um Fundo tão importante para os servidores públicos do Maranhão?”, disse Wellington.