20 julho 2017

tratamento para diabetes tipo 2

Anvisa aprova novo tratamento para diabetes tipo 2

Atualmente, 14 milhões de pessoas têm a doença no Brasil. Tratamento será indicado para adultos com dificuldades de controlar a glicemia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira um novo remédio para o tratamento de diabetes tipo 2. O Soliqua, nome comercial do medicamento da farmacêutica Sanofi, será uma alternativa para o controle glicêmico de diabéticos.
A terapia é composta por uma combinação de duas moléculas em uma mesma formulação: a insulina glargina e a lixisenatida, um agonista do receptor do GLP-1, que estimula a secreção de insulina quando a glicose está alta. O medicamento é injetável, aplicado por uma caneta.
O novo método poderá ser indicado para adultos que não tenham o controle adequado da glicemia, apesar do uso de remédios já disponíveis no mercado.
Atualmente, são 14 milhões de pessoas com diabetes no Brasil — cerca de 9% da população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, metade delas ainda não foi diagnosticada.

Homens com diabetes tem dificuldade na ereção

Disfunção erétil ocorre em metade dos homens com diabetes

O alto nível de glicose no sangue pode comprometer os vasos sanguíneos, levando à impotência sexual. Segundo o estudo, 66,3% tinham a diabetes tipo 2

De acordo com um novo estudo, publicado no periódico científico Diabetic Medicinea disfunção erétil afeta mais da metade dos homens com diabetes. Ao todo, 52,5% homens diabéticos sofrem com a condição. Do total, segundo a pesquisa, 66,3% possuem diabetes tipo 2 e 37,5% do tipo 1.
Estudos anteriores já indicaram que a diabetes pode comprometer os nervos e vasos sanguíneos necessários para a ereção. Agora, os pesquisadores acreditam que os novos resultados podem incentivar os homens que sofrem de diabetes a fazer exames e a buscar intervenções para o problema.

O estudo

Pesquisadores da Universidade de Padova, na Itália, analisaram dados de 145 pesquisas que estudaram a relação entre a diabetes e a disfunção erétil. No total, 88.577 homens com os tipos 1 e 2 da doença participaram do levantamento.

Os resultados revelaram que ter diabetes aumenta significantemente o risco de desenvolver a impotência sexual.Disfunção erétil

A dificuldade em manter a ereção ocorre por causa do comprometimento dos vasos sanguíneos, independente da produção de hormônios e dos estímulos suficientes. No entanto, ainda não se sabe por que os que possuem o tipo 2 da doença são os mais afetados.

Novo vírus transmitido pelo borrachudo

Novo vírus transmitido pelo borrachudo preocupa especialistas

Especialistas temem que a febre oropouche, transmitida pelo borrachudo e que pode causar febre alta, meningite e meningocefalite, chegue às grandes cidades

Em breve, um novo vírus, que causa febre aguda e, em alguns casos, meningite e meningocefalitetransmitido pelo mosquito borrachudo, pode chegar às grandes cidades brasileiras. Segundo informações da Agência Fapesp, o alerta foi feito durante palestra sobre vírus emergentes na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sábado na Universidade Federal de Minas Gerais

Risco

“O oropouche é um vírus que potencialmente pode emergir a qualquer momento e causar um sério problema de saúde pública no Brasil”, disse Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), durante o evento.
“O Culicoides paraensis [borrachudo] está distribuído por todo o continente americano. O vírus pode sair da região amazônica e do planalto central e chegar às regiões mais povoadas do Brasil”, apontou.
arbovírus oropouche – vírus transmitido por um mosquito, como o zika e a febre amarela –, mais comum nas Américas do Sul (principalmente na Amazônia) e Central e no Caribe, se adaptou ao meio urbano e tem estado cada vez mais próximo das grandes cidades brasileiras.

Aumento de casos

Além do Brasil, casos de febre oropouche, como a doença é chamada, foram relatados no Peru e em países do Caribe. Aqui, o vírus foi isolado em aves no Rio Grande do Sul e em macacos em Minas Gerais, onde foi detectada a presença de anticorpos neutralizantes – que ativa o sistema imunológico para combatê-lo – em um deles, e em Goiás.
Em seres humanos, em 2002, pesquisadores do Departamento de Biologia Celular, da Faculdade de Medicina de  Preto da USP, diagnosticaram 128 casos de pessoas infectadas em Manaus.

Sintomas semelhantes à dengue

Os pacientes apresentavam os sintomas típicos da infecção, como febre aguda, dores articulares, de cabeça e atrás dos olhos. Três deles desenvolveram infecção no sistema nervoso central.
A princípio, todos os pacientes identificados com a doença receberam o diagnóstico de dengue, uma vez que os sintomas são parecidos. Por esse motivo, os pesquisadores têm alertado sobre a incidência da febre oropouche em casos de suspeita de dengue

Imunodepressão

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a associação do vírus em pessoas imunodeprimidas. Um paciente, por exemplo, tinha neurocisticercose – infecção do sistema nervoso central pela larva da tênia (Taenia solium) – e outro, aids.
“Isso mostra que algumas doenças de base ou imunodepressão podem facilitar que o vírus chegue ao sistema nervoso central”. É algo que quase ninguém pensa ao tratar de uma arborvirose e é preciso considerar essa possibilidade.”, explicou Figueiredo.

Governo divulga aumento de imposto nos combustíveis

O montante será usado para atingir a meta fiscal definida para o ano, de um rombo de 139 bilhões de reais.

O governo anunciou na tarde desta quarta-feira o aumento nos impostos cobrados nos PIS/Cofins sobre combustíveis. O objetivo é gerar uma arrecadação extra de 10,4 bilhões de reais neste ano. O montante será usado para atingir a meta fiscal definida para o ano, de um rombo de 139 bilhões de reais.
PUBLICIDADE
Segundo cálculos da equipe econômica, que trabalham em um documento sobre a evolução das contas públicas no ano, o ritmo até agora está inferior ao necessário para alcançar o déficit.
CombustívelAlíquota atualNova alíquotaArrecadação adicional estimada (em milhões de reais)
Gasolina0,38160,79255.191,61
Diesel0,24800,46153.962,40
Etano produtor0,12000,1309114,90
Etanol Distribuidorzero0,19641.152,24
Total10.421,15
 

ex-assessor especial de Lula e Dilma


Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial de Lula e Dilma

Responsável por guiar a política externa dos governos Lula e Dilma, o dirigente histórico do PT tinha 76 anos e sofreu um infarto fulminante em São Paulo

Morreu nesta quinta-feira o historiador Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial de Assuntos Internacionais dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Dirigente histórico do PT, Garcia estava com 76 anos e sofreu um infarto fulminante em São Paulo.
Garcia foi um dos principais responsáveis pela formulação dos programas de governo de candidaturas de Lula em 1994, 1998 e 2006. Ele também trabalhou ativamente para a eleição de Dilma em 2010.
É creditada a Garcia a mudança ideológica na política externa do Brasil durante as administrações petistas. Ele defendia a tese de que o país deveria se distanciar de Estados Unidos e Europa para se alinhar aos governos de esquerda que chegaram ao poder na última década em diversos países da América Latina.
Garcia foi um dos articuladores que levaram o Brasil a priorizar as relações comerciais com os países integrantes dos Brics (Rússia, China, Índia e África do Sul). A política também implicava em um distanciamento econômico de Estados Unidos e União Europeia.
Professor aposentado do Departamento de História da Unicamp, Garcia nasceu em Porto Alegre e chegou a se eleger vereador na cidade. Exilou-se por nove anos durante a ditadura militar e morou na França, Chile e Uruguai. Ao regressar ao Brasil, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual ainda era filiado. Também foi um dos organizadores do Foro de São Paulo, que reúne dirigentes de diversos partidos e organizações de esquerda latino-americanos.

“Top Top”

Em 2008, Garcia ganhou o apelido de “Top Top” ao ser flagrado fazendo gestos obscenos enquanto assistia a uma reportagem sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM, que saiu da pista no Aeroporto de Congonhas e matou 199 pessoas. O noticiário informava sobre a descoberta de um defeito técnico na aeronave. Garcia, que estava em seu gabinete no Palácio do Planalto quando foi filmado por uma câmera de televisão, fazia os gestos porque o governo Lula chegou a ser responsabilizado pela tragédia. O acidente completou dez anos na última segunda-feira.
“Aquilo foi uma das coisas mais sórdidas que montaram contra mim”, disse Garcia, ao comentar o episódio em uma entrevista à revista Piauí, em 2009. “Antes que houvesse qualquer evidência, começaram a culpar o governo. Ficamos numa tensão muito grande, pois o caso envolvia a morte de cerca de 200 pessoas. Folha de S.Paulo chegou a publicar um artigo que acusava o presidente de assassino.”
Na mesma entrevista, Garcia disse que, com a reviravolta nas investigações, “a Globo não teve como esconder a notícia e acabei fazendo aquele gesto, mas lógico que não era uma comemoração, era um desabafo. Era como se eu dissesse para a Globo: ‘Vão para a PQP, seus irresponsáveis.’ Eu estava sob enorme tensão, na minha sala, em privado, com meu assessor”.
Marco Aurélio Garcia
Marco Aurélio Garcia ajudou a fundar o PT e foi um dos organizadores do Foro de São Paulo (André Coelho/Agência o Globo)

Repercussão

Diversos políticos ligados ao PT prestaram homenagens a Garcia nas redes sociais. Confira abaixo algumas mensagens:
Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul: “Faleceu Marco Aurélio Garcia, amigo fraterno, grande quadro da esquerda e militante histórico do PT. Ser humano excepcional. Dor e luto.”
Lindbergh Farias (RJ), senador: “Morreu hoje Marco Aurélio Garcia, militante histórico da esquerda brasileira, ex-dirigente do PT e ex-assessor internacional da Presidência. Uma figura incrível, uma perda imensa para a luta por um mundo melhor. Camarada Marco Aurélio: PRESENTE!”
Alexandre Padilha, ex-ministro: “MARCO AURÉLIO GARCIA, PRESENTE!A esquerda perde um dos seus maiores pensadores e incentivadores da solidariedade internacional.”
Jorge Viana (AC), senador: “Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência.Intelectual, petista que nos orgulhava.”
Maria do Rosário (RS), deputada federal: “A esquerda do mundo em luto. Um amigo dos povos, professor e articulador da atuação internacionalista, morre Marco Aurélio Garcia.”
Humberto Costa (PE), senador: “Lamento profundamente a morte do amigo e companheiro Marco Aurélio Garcia, exemplo de militante para todos nós.”

Tráfico de Orgão em São Luis


Polícia prende caminhão cheio de corpos de crianças sem órgãos em São Luis

terça-feira, 18 de julho de 2017

Um caminhão foi preso em uma operação realizada pela polícia militar, que ao avistar o veículo pediu para o mesmo parar, para que eles pudessem avaliar a carga. Mas o motorista ficou nervoso e acelerou o caminhão. A Polícia perseguiu e ordenou que o motorista parasse. Ao verem o que tinha na carga, foram surpreendidos.

Foram encontradas várias crianças mortas. Imediatamente eles acionaram agentes especializados para transportar os corpos das crianças. Descobriu-se que as crianças mortas não tinham mais os órgãos.

A Polícia Militar do Maranhão conduziu o motorista de nome ”Javier Guzman Torres”. Guzman tem 38 anos de idade. Ele disse que não era que tinha matado as crianças, mas sim as mesmas havia sido morta em rituais de magia negra e foi contratado apenas para levar os corpos.


Ao chega na delegacia de policia, o mesmo disse ao delegado que foi contratado apenas para fazer o transporte e que receberia 3 mil reais.  Segundo o motorista preso, os nomes dos responsáveis contratantes são de um grupo politico que tem muita influencia no estado e que não poderia citar nomes porque sua vida e de sua família estaria em risco. Suponhas-se que a quadrilha opera em diferentes países e fazem rituaus de magia negra. A Policia internacional foi acionada. O caso esta sendo investigado pela delegacia