05 junho 2017

GESTORES DE SÃO ROBERTO E SÃO RAIMUNDO COORDENADOS POR IMPROBIDADE

Esperantinópolis: A pedido do MPMA, dois ex-gestores são condenados por improbidade



Irregularidades verificadas em prestações de contas, apresentadas pelo ex-prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Davi Rodrigues da Silva, e pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores de São Roberto, Clóves Saraiva Borralho, levaram à condenação dos ex-gestores por improbidade administrativa. Os dois municípios são termos judiciários da comarca de Esperantinópolis.

As decisões, proferidas em 19 de abril, pela juíza Cristina Leal Meireles, atendem às solicitações da Promotoria de Justiça da comarca, feitas com base em acórdãos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As manifestações do Ministério Público foram formuladas, em fevereiro e março de 2015, pelos promotores de justiça Paulo Roberto da Costa Castilho e Xilon de Sousa Júnior, respectivamente.

IRREGULARIDADES

Na prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2015, apresentada por Clóves Borralho, foram constatadas irregularidades como a ausência de documentos do demonstrativo da despesa total do Poder Legislativo, plano de cargos e carreiras dos servidores e relação de bens móveis e imóveis, além da classificação incorreta de despesas.

As ilegalidades verificadas na prestação de contas relativas ao exercício financeiro de 2007, apresentadas por Davi Silva, incluem diferença no valor de R$ 14,2 mil entre a receita contabilizada e a apurada, a realização de despesas sem licitação e o uso de notas fiscais no valor de R$ 18,3 mil, com datas vencidas. Foram observados, ainda, a presença de processos licitatórios sem documentos de habilitação.

PENALIDADES

Os ex-gestores foram condenados à perda dos direitos políticos pelos prazos de quatro anos (Clóves Borralho) e três anos (Davi Silva) e ao pagamento de multa civil no valor de cinco vezes dos valores das respectivas remunerações recebidas à época dos fatos.

As penalidades impostas aos condenados incluem, ainda, a proibição, pelo prazo de três anos, de firmar contratos com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou incentivos creditícios, diretamente ou indiretamente, mesmo que seja por meio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários

SÃO ROBERTO SAI O SEGUNDO PROCURADOR DO ESTADO DO MARANHÃO

Conheça a trajetória do filho de São Roberto novo Procurador do Estado do Maranhão

Dr. Francisco Beolandio 

Dr. Francisco Beolandio, natural de São Roberto-MA, estudou o ensino Fundamental e o ensino Médio em escola pública e depois passou no vestibular para Direito na UFMA (Universidade Federal do Maranhã).

Vale destacar que Dr. Francisco Beolandio também foi aprovado nos concursos de Analista do TJ, Analista do MPU, Procurador do Município de São Luís.

Iniciou sua carreira em 2009 no cargo de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda, onde trabalhou 4 anos na Receita Federal nesse cargo. Em 2013 passou ao cargo de Técnico Judiciário no Tribunal Regional Federal da Primeira Região, onde trabalhou por dois anos na 8vt de São Luis;. Em 2015, ocupou o cargo de Analista Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, onde está atualmente como assistente de Juiz.

Dr. Francisco Beolandio se junta agora a outro São-robertense na Procuradoria Geral do Estado: Dr. Vanderley Ramos, que atualmente ocupa o cargo de Procurador-Geral Adjunto do Estado do Maranhão.