Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 20, 2017

QUARESMA: TEMPO DE ORAÇÃO

Imagem
Não somente reduzindo os alimentos, mas sobretudo abstendo-se do pecado. Dentre todas as solenidades cristãs o primeiro lugar é ocupado pelo mistério pascal. Devemos nos preparar para vivê-lo convenientemente. É por isso que foi instituida a quaresma, um tempo de quarenta dias para chegar dignamente à celebração do tríduo pascal.
A quaresma, como pratica obrigatória, foi instituída no IV século. Mas desde sempre os cristãos se preparavam para a Páscoa com uma oração intensa, jejum e penitência. O número de quarenta dias tem um significado simbólico-bíblico: quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no monte Sinai, das tentações de Jesus. Na verdade, se a quaresma é um tempo privilegiado para o nosso aperfeiçoamento, toda a nossa vida de cristãos deve ser vivida como esforço para adquirir as virtudes e lutar contra o inimigo, o diabo. Já o apóstolo Pedro exortava os cristãos: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando …

CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL1

Imagem

A nova iniciação cristã

Imagem

Cientistas RELAÇÃO ENTRE depilação pubiana e DSTs

Imagem
TECNOLOGIA & MEIO AMBIENTE Cientistas encontram relação entre depilação pubiana e DSTs As pessoas que se depilam ou raspam os pelos pubianos sofrem com maior frequência de doenças sexualmente transmissíveis - AFP
As pessoas que se depilam ou raspam os pelos pubianos sofrem com maior frequência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), destaca um estudo publicado nesta terça-feira, uma tese que, no entanto, não estabelece uma relação causa-efeito. Segundo uma pesquisa realizada com cerca de 7.500 pessoas de entre 18 e 65 anos nos Estados Unidos, os participantes que haviam depilado a região genital tinham uma incidência mais alta de doenças sexualmente transmissíveis como herpes, sífilis ou clamídia. Os resultados da pesquisa foram ajustados para levar em conta as diferenças em relação à idade e à quantidade de parceiros sexuais dos pesquisados, informou o artigo, publicado na revista especializada Sexually Transmitted Infections. Dos participantes, 74% declararam ter raspado o…

reino dos chimpanzés

Imagem
COMPORTAMENTO Traição e morte no reino dos chimpanzés Intrigas, disputas por poder, alianças desfeitas, ataques conjuntos. A incrível história do primata morto pelo próprio grupo mostra como os animais se parecem com os humanos

TRISTE FIM O corpo do primata ficou destroçado após a agressão conjunta do bando
Foudouko não era um chimpanzé comum. Seu comportamento extremamente agressivo e amedrontador havia lhe valido o apelido de “Saddam”, dado pelos estudiosos que acompanhavam a vida de seu grupo, composto por cerca de trinta outros primatas, em Fongoli, no Senegal. Era uma referência ao ditador iraquiano que durante 24 anos tiranizou a população de seu país. Foudouko não teve uma morte comum. Foi atacado por seu próprio bando com ferocidade impressionante e depois teve parte de seu corpo canibalizado. O que aconteceu a ele – durante a vida e a morte – é tão raro que sua história mereceu um relato na edição de janeiro do International Journal of Primatology, a mais importante publicação…

AULA DA ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE DE BACABAL

Imagem
AULA DA ESCOLA DIOCESANA ESTA SENDO REALIZADO NA CIDADE DE LAGO DA PEDRA  
]